Início Haja Saúde Cuidados a ter com a pele e o sol

Cuidados a ter com a pele e o sol

Por
71
0

A chegada do calor implica algumas idas à praia, à piscina ou até mesmo ao campo, mas os momentos de descanso e lazer por vezes podem ser perigosos, principalmente se não forem tomadas as devidas precauções, especificamente com a pele.

A pele é o maior órgão do corpo humano, constituindo 15% do peso corporal, sendo que é responsável pela cobertura do organismo e sua proteção. Por ser o maior órgão do corpo e por ser responsável pela sua proteção, a pele requer muitos cuidados.

As pessoas de pele clara e as crianças são as mais vulneráveis, embora não exclusivas. Qualquer tipo de pele exposta demasiado tempo ao sol pode sofrer queimaduras que surgem, normalmente, uma a dez horas após excessiva exposição solar.

Existem cuidados que devem ser tomados. Deve evitar a exposição aos raios solares mais fortes (entre as 11h00 e as 16h00); faça uma exposição progressiva ao sol, começando por períodos curtos nos primeiros dias, pois a pele necessita de tempo para se adaptar; aplique um creme com um fator de proteção igual ou superior a 30, renovando as aplicações de duas em duas horas e após o banho, mesmo que o creme protetor seja à prova de água; utilize um chapéu e óculos de sol; nos dias nublados utilize protetor solar, uma vez que os raios são quase tão perigosos como com sol; não coloque as crianças diretamente ao sol, pois uma queimadura na infância duplica o risco de mais tarde se desenvolver o cancro da pele; consuma frutas, legumes e beba muita água, pois é importante para o equilíbrio orgânico; tenha atenção a um sinal que se modifica ou a uma ferida que não cicatriza.

É necessário proteger a pele não só na piscina ou praia, mas também nas atividades ao ar livre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here