Início Efemérides Dia Mundial da Fotografia

Dia Mundial da Fotografia

Por
77
0

Poucos sabem que o daguerreótipo foi o primeiro processo que permitiu fixar uma imagem através de processos químicos. E, que este processo fotográfico foi inventado por Luís Daguerre em 1937. Esta invenção viria a ser reconhecida pela Academia de Ciências Francesa em 19 de Agosto de 1939. Outro processo fotográfico – o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot, fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia e, por essa razão comemora-se anualmente a 19 de Agosto, o Dia Mundial da Fotografia.

Ao longo dos tempos a fotografia evoluiu e ajudou a desenvolver muitos outros campos e suas técnicas, acompanhando e modificando o nosso quotidiano. Muitos dos hábitos que hoje quase todos temos, prendem-se com as técnicas fotográficas e com as suas infinitas aplicações. Não é muito difícil imaginar que a necessidade de armazenamento informático tenha aumentado devido à necessidade cada vez maior de guardar ficheiros de imagem, afinal um ficheiro de texto ocupa apenas alguns kilobytes.

A revolução digital veio modificar drasticamente os paradigmas que norteavam o mundo da fotografia. A oferta de equipamentos a baixo preço e o aumento da sua facilidade na captação de imagens por parte do utilizador médio têm democratizado a utilização da fotografia nas mais diversas áreas. Decerto não conseguimos imaginar a internet sem fotografias, e negamos com certeza a probabilidade de adquirirmos um telemóvel sem capacidades fotográficas, mais ainda, como seria um jornal sem fotografias? Provavelmente, nem se chamaria jornal.

Nesta data, e dando continuidade à experiencia cada vez mais pessoal dos diversos perfis de fotógrafos amadores e profissionais, aconselhamos a comemorar este dia ampliando a sua experiência, de conservar um momento em uma imagem.

Ou por outras palavras, aprenda fotografando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here