Início Cultura Festas em honra de São Paulo de Amor. História.

Festas em honra de São Paulo de Amor. História.

Por
100
0

No alto de São Paulo, um espaço verdejante com vista para os Campos do Lis que eram denominados antigamente como Campos do Ulmar existia já em 1399 uma ermida de invocação a S. Paulo que foi derrubada aquando da construção da igreja Paroquial, pouco depois de 1630.

Com origem nos peditórios para as antigas confrarias da freguesia, existiriam no início do século XX duas festas que duravam apenas um domingo (havia a eucaristia dominical seguida da procissão das imagens e dos andores).

A primeira, em honra de S. Pedro e S. Paulo, comemorava-se no domingo seguinte ao dia 29 de junho (dia do falecimento destes dois santos). A mais importante, e considerada a festa anual era no 1.º fim-de-semana de setembro que era a festa do Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora.

Com o aumento da freguesia e consequentemente das suas capelas e grupos recreativos considerou-se que havia muitas festas e para além disso, Amor teria que dar mais importância ao seu padroeiro, deste modo juntaram as duas festas e a procissão incorporou todas as santas imagens. Passou a celebrar-se no 3.º fim-de-semana do mês de agosto, visto ser a época do ano em que os emigrantes amorenses voltam de férias, podendo presenciar e admirar os festejos.

Posteriormente as tradições da festa sofreram algumas alterações, sendo que atualmente se iniciam com as confissões, sendo realizada depois a procissão das velas. No domingo, após o almoço há a eucaristia seguida da procissão das imagens religiosas e dos andores.

Texto elaborado com base em informações prestadas por Soledade Varalongaimg_2081

Partilhar
Artigo anteriorDia Mundial da Fotografia
Próximo artigoCuidados a ter ao ir de férias
Escrito por:

Joana Rendeiro

Joana Filipa, de 20 anos e natural de Amor. Por ser uma apaixonada por números, neste momento encontro-me a tirar uma licenciatura em Contabilidade e Finanças. Sou voluntária como catequista em Amor e estou no AmorMais desde abril de 2016, especificamente no AmorMais Jovem sendo para mim um gosto fazer parte deste projeto. | Mais sobre o autor...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here