Marisa Góis tem 31 anos e é natural dos Barreiros. Após 11 anos como empregada de escritório numa empresa de gestão, decidiu, muito ponderadamente abraçar por completo um projeto que nada tinha a ver com a sua profissão. O projeto “Bijuteria com significado” teve início em simultâneo com o antigo emprego, mas só em 2015 o abandonou para se dedicar a tempo inteiro à sua aventura. “Foi a decisão mais difícil de tomar. Trocar o certo pelo incerto. Ponderei essa decisão durante quase 3 anos e só em Novembro de 2015 a levei avante.”
“Bijuterias com significado” distingue-se pela personalização que Marisa dá a cada acessório. Começou por produzir peças básicas, apenas por gosto próprio, mas a procura pelo seu trabalho aumentou. E, logo percebeu que o que a distinguia das outras marcas eram os acessórios singulares que fazia. Usa fotografias e frases ao gosto dos clientes e personaliza desde porta-chaves, pulseiras e colares, a rolhas de garrafa, espelhos de bolso, caixas de comprimidos e botões de punho. Sendo que, cada vez mais, lhe chegam pedidos para lembranças de batismo, casamento e aniversários.
Todo o trabalho de Marisa acontece no seu atelier, numa das divisões de casa. É lá que gere todo o negócio! “É necessária uma boa noção de tudo. Desde prazos de produção, envio, gestão de materiais… Por norma organizo tudo por separadores, datas de pagamento, modo de envio…” afirma. Com 200 a 250 encomendas por mês e que apesar do negócio ser um pouco sazonal, por vezes justifica ter alguém a auxilia-la. Chegou a ter uma loja online, associada a um site de comércio da área, que lhe fez chegarem pedidos desde a Alemanha, Estónia, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Itália, Austrália e Brasil.
Os seus gostos pessoais, como o futebol, o ginásio, a música, o cinema, e claro, a família, vão-se distribuído pela sua vida sem horários.
É necessário muito tempo e dedicação; muitas horas de descanso perdidas. Vivo sem horários laborais, mas faço o que gosto e isso não tem preço. Foi a melhor decisão da minha vida.