Início Escolas CDM: Dia do Desporto, da Saúde e do Ambiente

CDM: Dia do Desporto, da Saúde e do Ambiente

Por
146
0

No passado dia 19 de outubro, comemorou-se mais um “Dia do Desporto, da Saúde e do Ambiente”, no Colégio Dinis de Melo. Este dia, reservado à prática de exercício físico, à promoção de um estilo de vida saudável e à preservação do meio ambiente, proporcionou, aos mais de 500 alunos do Colégio, as mais diversificadas modalidades desportivas, experiência culinárias e ainda atividades de sensibilização e solidariedade social.

Na área do desporto decorreram atividades como o “corta-mato”, o “mega salto” e o “mega sprinter”, modalidades desportivas com uma organização mais competitiva, e houve ainda espaço para a “ginástica”, a “dança”, o “badminton”, o “andebol”, o “atletismo”, o “ténis” e o “Ultimate Frisbee”. Para a realização de algumas das modalidades o Colégio contou com a presença de entidades externas como o Atlético Clube da Sismaria, no âmbito do Andebol, o Clube Escola de Ténis de Leiria, o Clube de Badminton de Leiria, os LFO Leiria Flying Objects e a Juventude Vidigalense, representante do Atletismo.

Ao nível da promoção da saúde, destacou-se a necessidade de uma alimentação saudável, tendo, para isso, sido criada uma banca, onde o alunos puderam degustar sumos naturais, batidos e fruta ao natural. Este ano, pela primeira vez, os alunos confecionarem receitas saudáveis num workshop intitulado “Lanches saudáveis”. Ainda neste âmbito, os alunos realizaram ainda medições do Índice de Massa Corporal e visitaram uma exposição sobre a alimentação, onde foram apresentados os projetos desenvolvidos pelos alunos dos 6º e 9ºano.

A sensibilização para a criação de hábitos ecológicos foi feita através da realização de um workshop sobre decorações natalícias, com recurso à reutilização de materiais; da atividade “A Brigada do Ambiente”, que supervisionou a recolha de lixo no interior e na periferia do Colégio; da campanha solidária “A Turma Mais Ecológica”, que teve como principal objetivo acumular o maior número de quilos de papel para, posterior, troca por alimentos por parte do Banco Alimentar. De destacar que, neste dia, procedeu-se ainda à “Recolha de tampinhas”, também com cariz solidário.

Mais uma vez, teve lugar esta atividade, tão diversificada e tão rica, à qual nenhum aluno terá certamente ficado indiferente, a julgar pela participação e motivação dos discentes.

Texto por Rute Braz, professora

Partilhar
Artigo anterior1º Aniversário do Conceitos & Perspectivas
Próximo artigoDisfemia
Escrito por:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here