Início Hoje é o dia... Oh tia dá bolinho?

Oh tia dá bolinho?

Por
462
0

É a 1 de Novembro que se celebra o Dia de todos os Santos. Esta festividade é celebrada em nome de todos os Santos e Mártires, por muitas igrejas da religião Cristã.

O dia 1 de Novembro é também conhecido por dia d”O pão por Deus” ou “Dia do bolinho especialmente pelas crianças. Neste dia, em muitas zonas do país é comum grupos de crianças saírem à rua, recitarem certos versos e receberem as mais diversas oferendas – pão, broas ou frutos secos. Esta tradição teve origem após o Terramoto de Lisboa em 1755 que afetou muitas famílias que para sobreviverem se viram obrigadas a pedir. No ano seguinte a população resolveu sair à rua para pedir “O pão por Deus”, em memória de todos os que haviam perdido os seus bens durante a catástrofe. Sendo neste dia que se repartia o pão cozido por todos os pobres.

Atualmente a tradição sofreu algumas alterações já que as crianças batem de porta em porta para receber dinheiro, doces ou chocolates. Desta forma aproxima-se da tradição “Doce ou partida” (Trick or treat) que se celebra na noite de Halloween (31 de Outubro) nos Estados Unidos.

Em Portugal o 1º de Novembro é por tradição feriado, no entanto, após ter sido retirado em 2013 volta este ano a assinalar-se no calendário civil.

Texto por Vânia Matias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here