Início Por Cá Incêndio em contentor de lixo

Incêndio em contentor de lixo

Por e
67
0
(Foto: Levi Redondo Bolacha)

Foi na passada Segunda-feira, dia 16 de Janeiro, por volta das dez horas da manhã que deflagrou um pequeno incêndio dentro de um caixote do lixo.

Por esse horário, desse mesmo dia, chegou à Junta de Freguesia um aviso de que um caixote do lixo camarário, na rua da base aérea – junto à escola primária – estaria a arder. O incêndio deveu-se ao depósito de cinzas dentro do caixote que estariam ainda quentes.

Os funcionários da Junta deslocaram-se rapidamente para apagar o mesmo, tendo encontrado todo o interior completamente queimado.

Apesar de não ter sido uma situação grave, poderia ter ficado fora do controlo, gerando sérias consequências, para além dos custos que teriam de ser suportados por todos os contribuintes na substituição de um contentor de lixo doméstico.

O que fazer com as cinzas das lareiras/recuperadores de calor?

Nesta época, não existe casa desta freguesia que não tenha a sua lareira acessa de noite para ajudar no aquecimento da habitação. E se é esse o seu hábito, deve ter em atenção quando chegar a altura de se desfazer das cinzas.

Se as costuma despejar nos contentores do lixo, deve sempre guardá-las, pelo menos, 72 horas em casa, depositando-as posteriormente devidamente ensacadas. Lembramo-nos, no entanto, que se utiliza apenas matéria vegetal (troncos, gravetos, cavacas, cascos, etc), as cinzas produzidas são um excelente fertilizante para terras e jardins, podendo ser utilizadas directamente ou misturadas em recipentes de compostagem.

Texto por Vânia Matias e Levi Redondo Bolacha

Partilhar
Artigo anteriorBacalhau voltou a reinar
Próximo artigoNasce o 1º supermercado em Amor
Escrito por:

Levi Redondo Bolacha

Com formação em Química e Biologia, perdeu-se de amores pela Genealogia após um trabalho da cadeira universitária de Genética. Apaixonado por vários temas, é normal encontrá-lo perdido numa livraria a deambular entre a área da História e da Ficção Cientifica. | Mais sobre o autor...

AmorMais

O AmorMais é o mensário da freguesia de Amor. Criado no âmbito da Associação de Desenvolvimento Amormais, este projecto, sem fins lucrativos, congrega as sinergias da Freguesia através da sua rede de colaboradores, contribuindo para o seu dinamismo e comunicação. | Mais sobre o autor...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here