O projeto “Crianças ao Palco” esteve nas escolas da nossa freguesia a selecionar as melhores vozes dos alunos do 3º e 4º ano. Durante o mês dezembro foram feitas audições nas salas de aula, tendo ficado apuradas 4 crianças locais.
O primeiro casting contou com 80 participantes e realizou-se nos dias 7 e 8 de janeiro no Teatro Miguel Franco, onde os nossos petizes cantaram para os júris presentes, tendo sido selecionados 40 para o segundo casting, entre eles Lourenço Fernandes da EB1 de Barreiros e Rita Santos da EB1 de Casal Novo.
Esta iniciativa estendeu-se a todas as escolas do Concelho de Leiria e foi dinamizada por dois professores licenciados em Educação Musical tendo como pretensão proporcionar uma experiência inesquecível a todos os participantes, promovendo a prática musical ao nível vocal, desenvolvendo e melhorando competências artísticas e sociais, ao mesmo tempo que se valoriza o nosso património musical, uma vez que todas as músicas são cantadas em português.
À conversa com Rita Santos, percebemos a felicidade que ela transborda em poder participar, pois com apenas 9 anos teve o prazer de subir ao palco pela primeira vez e mostrar os seus dotes musicais. Na primeira apresentação cantou as músicas ; “O Amor é Assim” dos HMB e “O tempo é dinheiro” do Agir. Revelou-nos ainda que no 2.º casting vai também levar a música “Tu e Eu” do Diogo Piçarra”.
Boa sorte a todos os participantes.