O Orçamento Participativo Municipal de Leiria 2024 divulgou as propostas aceites para a fase de votação, com destaque para várias iniciativas destinadas ao território de Amor e ao concelho de Leiria. A votação das propostas decorrerá entre 15 de novembro e 1 de dezembro, e inclui projetos que visam melhorar a qualidade de vida nas freguesias e em todo o município.
Propostas para Amor
Uma das propostas apresentadas para a freguesia de Amor foi a “criação de um parque na Lezíria dos Paus”, que inclui dois campos de pickleball, baloiços, mesas de piquenique, bancos, árvores e papeleiras. O parque, situado numa área municipal por desenvolver, beneficiaria diretamente a população de Amor e da União de Freguesias de Monte Real e Carvide.
Outra proposta destacada foi a “requalificação do salão social do Centro Recreativo e Cultural 22 de junho (CRC)”. O projeto visava modernizar o salão para acolher eventos culturais, musicais, workshops e conferências, com a instalação de luzes e som adequados. A intenção era também permitir a criação de um grupo de teatro envolvendo a comunidade local, incluindo várias gerações da freguesia.
Além disso, foi sugerida a “requalificação da zona envolvente ao CRC”, com a criação de espaços para diferentes faixas etárias. O projeto incluía um jardim infantil, uma área de jogos didáticos, um ginásio outdoor, um espaço multiusos para desportos como ténis, voleibol e basquetebol, além de áreas para chinquilho e petanca, promovendo a interação social entre gerações.
No entanto, estas duas últimas propostas foram excluídas por não incidirem sobre terrenos públicos municipais, uma vez que envolviam áreas privadas, impossibilitando a candidatura a obras nestes espaços.
Propostas para todo o concelho
Entre as propostas aceites para o concelho de Leiria, destaca-se a iniciativa de “instalar fraldários públicos em todos os edifícios municipais”. A proposta tem como objetivo garantir que todos os edifícios sob gestão municipal – desde serviços administrativos a instalações escolares, desportivas e de saúde – estejam equipados com fraldários em locais de acesso universal, corrigindo situações onde estes equipamentos estão limitados a WC femininos. Por outro lado, a proposta para a “criação de um Posto de Atendimento de Emergência ao Peregrino em Leiria” foi excluída, por não cumprir as normas do regulamento do concurso.