Sickle-Cell-Anemia[11] [Resolução do desktop]19 de Junho, Dia Mundial da Consciência da Doença Falciforme

A drepanocitose, também conhecida por anemia de células falciformes, caracteriza-se pela produção de uma hemoglobina anormal designada hemoglobina S que irá, perante diversos factores, transformar o normal glóbulo vermelho arredondado e maleável, num glóbulo rígido e com o formato de uma ‘foice’ ou lua em quarto minguante – daí o seu nome de falciforme.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as hemoglobinopatias no seu todo são a anomalia genética mais prevalente em todo o mundo, estimando-se que haja cerca de 7% de portadores! Por essa razão, Manuel Pratas considera “fundamental” haver um dia dedicado à doença. “As hemoglobinopatias, e neste caso concreto a drepanocitose, sendo doenças raras, genéticas e de transmissão silenciosa, levam a que o conhecimento da existência destas realidades em determinadas zona seja total”, refere o responsável acrescentando que a prevenção da doença seria possível através “de um rastreio nacional com destaque nas áreas de maior prevalência”.

“Anualmente ainda continuam a nascer cerca de uma dezena de doentes com drepanocitose em Portugal, principalmente devido a desconhecimento e algum ‘olhar desinteressado’ para estas doenças”, lamenta o responsável.

Fonte: www.atlasdasaude.PT

 

Partilhar
Artigo anteriorComo viver (e conviver) com a Esclerose Múltipla
Próximo artigoAlimentação de cães
Eu nasci no Lobito, em Angola, moro em Amor desde que casei e tenho dois filhos. Adoro ler, escrever, brincar com a fotografia e vídeo, fazer artesanato, bricolagem… e muito, muito mais… Vivo cada pedacinho da vida muito intensamente. Cá estou para dar o meu contributo, neste sonho chamado Jornal AmorMais, que se está a tornar numa realidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here