Imagem1 [Resolução do desktop]O solstício de verão de 2016 ocorre a 20 de Junho, mais precisamente às 22h34 em Portugal. Este momento marca oficialmente o início do verão.

No hemisfério norte, o dia do solstício do verão é o dia mais longo do ano.

O solstício de verão é o momento em que o Sol atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador, em Junho no hemisfério norte, e em Dezembro no hemisfério sul.

O termo “solstício” vem do Latim sendo composto pelas palavras sol e sistere (que não se mexe). Visto da Terra, o sol parece parado, mantendo uma posição fixa ao nascer e ao se pôr, durante algum tempo.

Os solstícios acontecem duas vezes por ano, uma vez em Junho e outra em Dezembro, o que define as mudanças de estação do ano juntamente com os dois equinócios. Em Junho observa-se o solstício de verão, que coincide com o início do verão no hemisfério norte. No hemisfério sul acontece ao mesmo tempo o solstício de inverno.

Fonte: www.calendarr.com

 

Partilhar
Artigo anterior1º Orçamento Participativo da Junta de Freguesia de Amor
Próximo artigoPavilhão dos Barreiros atrai amigos do alheio!
Eu nasci no Lobito, em Angola, moro em Amor desde que casei e tenho dois filhos. Adoro ler, escrever, brincar com a fotografia e vídeo, fazer artesanato, bricolagem… e muito, muito mais… Vivo cada pedacinho da vida muito intensamente. Cá estou para dar o meu contributo, neste sonho chamado Jornal AmorMais, que se está a tornar numa realidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here