Início Outra Folar, “O Pão da Páscoa”

Folar, “O Pão da Páscoa”

Por
749
0

Fabricado à base de ovos, água, sal e farinha de trigo a sua forma e conteúdo varia consoante a região do país. Em muitas zonas do país surgem com um ovo no centro que coze juntamente com a massa. Confeccionar o folar é uma tarefa tradicionalmente feminina, as mulheres costumavam juntar-se para o fazerem. O folar era tradicionalmente oferecido pelos padrinhos aos afilhados na Páscoa para cessar o período de jejum. Significa assim o pão que é a base da nossa alimentação e assume-se como um elogio à fartura. Simboliza também a fertilidade por se assemelhar a um ninho que contém um ou mais ovos. Oferecer um folar a alguém é sinónimo de desejar-lhe felicidade.

Ingredientes:

800 g de farinha
100 g de margarina
35 g de fermento de padeiro
250 g de açúcar
3 ovos
2 dl de leite morno
sal, canela e erva-doce q.b.
3 ou 4 ovos cozidos para enfeitar o folar

Preparação:

Dissolva o fermento num pouco de leite morno e junte alguma farinha. Faça uma bola bem húmida e deixe levedar 20 minutos.
Amasse a restante farinha com o açúcar, o leite e os ovos e junte a bola de fermento. Bata bem .Acrescente a manteiga, o sal e as especiarias.
Bata até a massa se soltar da tigela. Deixe levedar numa tigela tapada com 1 cobertor, em local protegido e ameno, durante + ou – 3 horas.
Faça então uma bola ligeiramente abolachada, onde coloca os ovos previamente cozidos e frios.Com um pouco de massa faça uns cordões que coloca a rodear os ovos.
Pincele com gema de ovo, deixe levedar mais 1 pouco e leve a forno quente (200ºC) até ficar bem corado e cozido.

Texto e receita por Vânia Matias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here