Início Por Cá 21 de Fevereiro – Dia de B.P. (Baden-Powell) em Amor

21 de Fevereiro – Dia de B.P. (Baden-Powell) em Amor

Por
823
0

No próximo dia 21 de Fevereiro comemora-se o aniversário do fundador do movimento escutista, Baden-Powell, ou B.P. como é apelidado pelos escuteiros. Na região de Leiria, esta data, denominada de Dia de B.P., será assinalada com o apoio do Agrupamento de Escuteiros 1166 de Amor, anfitrião da comemoração. Prevê-se uma afluência de perto de 2000 escuteiros e seus familiares à freguesia de Amor.

As celebrações terão início pelas 9h30m, com a concentração dos vários agrupamentos de escuteiros no Colégio Dinis de Melo. A Eucaristia será presidida pelo Bispo Diocesano D. António Marto e conta com a presença de várias entidades convidadas, seguindo-se as actividades para escuteiros.

Durante a jornada, os escuteiros da região de Leiria vão percorrer vários pontos da freguesia de Amor, em grupos, fazendo actividades e jogos. O evento conta com o apoio dos pais dos escuteiros de Amor, da Junta de Freguesia de Amor, da Junta Regional de Leiria, da Protecção Civil e dos Bombeiros.

Estará a funcionar um restaurante, localizado no Salão Paroquial de Amor, aberto a toda a comunidade, bem como dois bares, um junto ao pavilhão do Colégio Dinis de Melo e um outro no Parque de Merendas. Estes espaços estão disponíveis a toda a população.

O encerramento das celebrações ocorrerá pelas 17h com a entrega de prémios.

Quem foi Baden-Powell?

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell nasceu em Londres, a 22 de Fevereiro de 1857, é conhecido mundialmente como o fundador do escutismo. Todos os anos, escuteiros de todo o mundo celebram a data do seu nascimento.

B.P. Ficou órfão de pai aos 3 anos, ficando com a mãe e mais seis irmãos. Apesar das dificuldades, teve uma infância feliz. A família levava uma vida ao ar livre, fazendo excursões e acampamentos em muitas partes da Inglaterra. Em 1870, entrou na escola com uma bolsa de estudo. Não sendo um aluno exemplar, faltava frequentemente às aulas, distinguia-se no desporto, canto e representação.

Após terminar os estudos secundários, B.P. ingressou no exército, onde fez uma carreira brilhante, graças à sua competência, honestidade e exemplo como líder de homens. Viajou muito, enquanto oficial, conhecendo boa parte do mundo. Durante as suas viagens conheceu tribos de guerreiros de África, vaqueiros americanos e conviveu com índios da América e do Canadá. Graças aos seus feitos na vida militar, B.P. tornou-se herói no seu país.

Já em Inglaterra, B.P. tomou consciência de uma juventude perdida, com tendência para o vandalismo e para os vícios, fruto das condições sociais da época. O livro “Aids to Scouting” (Ajudas à Exploração Militar), que tinha publicado em 1899, destinado ao treino do exército em pequenos grupos, através de jogos e atribuição de troféus pelo progresso, era agora muito popular nas escolas.

A busca de uma solução para os jovens e a sua formação, levou B.P. a debruçar-se sobre o assunto e, resolveu realizar em 1907, na ilha de Brownsea (Grã-Bretanha), um acampamento com vinte rapazes dos 12 aos 16 anos, onde transmitiu conhecimentos técnicos tais como: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta. Devido aos bons resultados deste acampamento, B.P. começou a escrever o livro “Escutismo para Rapazes” que, inicialmente foi publicado em fascículos e vendido nas bancas de jornais, durante o ano de 1908. Os jovens ingleses empolgaram-se tanto com o livro, que B.P. organizou e fundou o Movimento Escutista. Rapidamente o Escutismo alastrou-se por vários países do mundo.

Baden-Powell faleceu na madrugada de 8 de Janeiro de 1941 enquanto dormia, deixando para os Escuteiros do mundo, não só um enorme exemplo humano mas também uma última mensagem: “Vede sempre o lado melhor das coisas e não o pior. Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrastes.

Partilhar
Artigo anteriorCuidados a ter com a voz
Próximo artigoBraille
Escrito por:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here