Início Efemérides Equinócio p’ra si também!

Equinócio p’ra si também!

Por
103
0

Ora aqui está uma palavra gira de que muitos já ouviram falar, mas que nem todos sabem explicar muito bem do que se trata.

Sabemos que há um equinócio da primavera e outro do outono. Portanto, este palavrão é usado pr’aí duas vezes por ano.

Como a maior parte do léxico nacional, ajuda-nos bastante à sua explicação, conhecermos a origem da palavra (para os mais eruditos: a etimologia). E, também como grande parte dos vocábulos portugueses, este também tem a sua origem no latim, desta: aequinoctium. Reparemos que é uma palavra formada por duas mais simples: equi+nócio, ou seja, aequus+nox. Aequus significa “igual”. Nox significa “noite”. Agora, já nos começamos a entender: o significado literal de “equinócio” é “igual à noite”. E o que é igual à noite? Referimo-nos ao dia, pois claro, mas apenas no que diz respeito à sua duração. Portanto, se durante o ano existem dois equinócios, isso equivale a dizer que dos 365 dias, há dois em que a duração da noite é igual à do dia. Quem disse que o latim era uma língua morta?

Esquema representativo da aparente trajectória do Sol relativamente à Terra
Esquema representativo da aparente trajectória do Sol relativamente à Terra

Se tentarmos explicar a palavra por via da astronomia, temos que, o equinócio corresponde às épocas do ano em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa pelo plano do equador celeste. E é esse percurso que faz com que os dias sejam praticamente iguais às noites. Também são esse dois dias por ano que marcam a estrada de duas estações: a primavera e o outono. Depois do equinócio da primavera, os dias ficam progressivamente mais longos, sucedendo o inverso no de outono, em que os dias ficam progressivamente mais curtos.

Então e os solstícios? Bem, isso já é conversa para outro dia. Talvez daqui a uns três meses…

  • TAGS
  • 3
Partilhar
Artigo anteriorMarço, mês do Pai… e do filho
Próximo artigoOs Corvos do Rei
Escrito por:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here