Com o calor intenso deve ser dada especial atenção a idosos e crianças.
As mudanças fisiológicas provocadas pelo envelhecimento não permitem uma adaptação eficaz ao calor, requerendo mais cuidados a nível do equilíbrio hídrico e manutenção da temperatura.
O esgotamento por calor acontece quando o corpo perde muita água pelo suor, e inclui sintomas como: sede intensa; dor de cabeça; desmaio.
Quando a termorregulação é dificultada pela falta de água/ vestuário inadequado, a temperatura corporal aumenta, não há produção de suor e não se arrefece. Trata-se de um golpe de calor. Neste caso surgem sintomas como: pele vermelha/seca; dor de cabeça; tonturas; confusão; perda de consciência.
A população deve ter conhecimento das consequências do calor e de como pode atuar, seguindo os seguintes passos: chamar o 112; levar a pessoa para um local fresco; elevar os membros inferiores; aplicar toalhas húmidas.
A DGS divulga ainda um conjunto de recomendações: beber água (1,5L/dia); evitar a exposição solar; roupas leves, soltas e de cor clara; permanecer em ambientes frescos; manter contacto diário com alguém disponível; evitar bebidas alcoólicas; contactar a Saúde 24.
Texto por Sara Dias, enfermeira