A palavra Veterinário provém da palavra Veterinus, que se referia aos animais de trabalho envelhecidos que exigiam mais cuidados. Normalmente, o médico Veterinário é visto como aquele que trabalha em clínica de pequenos animais. Porém, são diversas as áreas em que este pode actuar, como produção animal, saúde pública (responsável pela saúde dos animais e também pela não transmissão de doenças destes aos humanos) e até ecologia ambiental.
Pessoalmente, em clínica, ser médico veterinário é mais do que cuidar dos animais: é ser cuidadoso também com os tutores, gerindo sentimentos de quem nos procura para aconselhamento ou desabafo; é ser inventivo, pois nem sempre temos disponível o material necessário; é ser incansável e consciente, fazendo tudo para ajudar os animais, mas sabendo quando está na hora de os deixar partir;
É um misto de emoções a toda a hora e, essencialmente, é ser pelos animais sempre.
Olá Joana,
Uma descrição curta, porém bastante assertiva!
Parabéns pelo artigo!
Professor Domingos: Ao se formar, faz parte do juramento do M dico Veterin rio o respeito aos animais. Portanto, este deve ser o marco inicial da rela o, o que implica em zelar pela sa de e bem-estar de todas as esp cies de animais, agindo de forma tica e t cnica.