A identificação deve ser realizada por segurança do seu animal, pois caso o seu animal se perca o reencontro é facilitado. Além disso, também por uma questão legal é obrigatória a identificação em cães nascidos após Julho de 2008.
A identificação é obtida através de um microchip que tem um número de identificação electrónica. Este fica inscrito numa base de dados (Sistema de Identificação e Recuperação Animal – SIRA) e associado aos dados pessoais do tutor com o nome, morada e número de telemóvel.
O microchip é uma cápsula que fica alojada sob a pele e que apenas pode ser colocada por Médicos Veterinários. Para ser identificada é necessário a aproximação de um aparelho específico (leitor de microchips) junto ao local do corpo do animal onde o chip se encontra. Normalmente, só veterinários é que têm esses leitores.
Caso o seu animal se perca, para que se inicie o processo de animal desaparecido, deve contactar o SIRA ou um veterinário. Sendo o seu animal encontrado por outrem e levado a um Veterinário o número de identificação do chip vai identificá-lo como sendo seu. Depois ser-lhe-á comunicada a localização do seu animal e poderá reencontrá-lo novamente.