Início Haja Saúde O que é a Esclerose Múltipla?

O que é a Esclerose Múltipla?

Por
102
0

A Esclerose Múltipla é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central. O sistema imunológico do corpo confunde células saudáveis com “intrusas” e ataca-as provocando lesões no cérebro. Os danos causam interferência na comunicação entre o cérebro, a medula espinhal e outras áreas do corpo. Os sintomas da doença são diversos, pois dependem da localização da inflamação e da desmielinização no sistema nervoso central e refletem-se através de neurite ótica, perda da força muscular nos braços e pernas, fadiga, sintomas que afetam o tato, dificuldade em pensar, alteração de humor, problemas sexuais, de bexiga, de intestinos e espasticidade.

Pessoas com casos graves de esclerose múltipla podem perder a capacidade de andar ou falar claramente. Não se conhecem as causas da esclerose múltipla, mas pensa-se que a genética, o ambiente ou até mesmo um vírus podem estar na origem do desenvolvimento da doença. Esta doença pode evoluir com períodos de agravamento e remissão ou ter uma evolução continuamente progressiva.

A Esclerose Múltipla não tem cura nem escolhe idades, mas existem tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas e reduzir o progresso da doença.

As pessoas mais afetadas têm idades compreendidas entre os 18 e os 45 anos, ou seja jovens-adultos que se encontram numa fase ativa da vida.

As mulheres têm mais probabilidade de sofrer de Esclerose Múltipla do que os homens e é mais comum nas zonas temperadas do que nos trópicos. A esclerose múltipla atinge cerca de 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo e só em Portugal existem cerca de 8000 doentes. A Zona Centro apresenta um enorme índice de doentes com esta doença.

É importante salientar que cada caso é um caso e como tal, estas características são diferentes de doente para doente.

Texto por Esmeralda Pena

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here