Início Por Cá Descamisada nos Unidos

Descamisada nos Unidos

Por
136
0
(Foto: Levi Redondo Bolacha)

Recordar o passado talvez seja das tradições favoritas da espécie humana. No dia 15 de outubro, na Coucinheira, não só se recordou o passado, como algumas pessoas tiveram a oportunidade de o reviver.

Às 21h30 desse dia, a sede dos Unidos foi transformada em eira, local de encontro para mais de meia centena de pessoas, que à volta de um monte de milho, ora sentados, ora deixando-se levar por músicas e bailaricos da sua mocidade, descamisaram cerca de 100 alqueires de milho (1 alqueire variava entre 11 a 14 Kg conforme a região do país).

A organização tinha pedido aos participantes para trajarem “à moda antiga”, e nessa noite foi comum dar de caras com as roupas que as nossas avós usariam há 50/60 anos atrás.

Na realidade, o dia tinha começado cedo, pois já às 14h30 cerca de 15 pessoas haviam-se deslocado até um terreno na Coucinheira, que um simpático casal tinha disponibilizado para procederem à apanha do milho, que iria ser descamisado à noite. Mas se o trabalho da apanha e transporte até à sede deve ter sido extenuante, não se reparava nas mãos dos participantes, que com movimentos precisos, resquícios de memórias intemporais, desnudavam a espiga, e expunham ao mundo o cereal sem a sua camisa, quase pronto a ser utilizado na alimentação de humanos e animais.

(Foto: Levi Redondo Bolacha)
(Foto: Levi Redondo Bolacha)
(Foto: Levi Redondo Bolacha)
(Foto: Levi Redondo Bolacha)
(Foto: Levi Redondo Bolacha)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here