Início Por Cá Tragédia abate-se sobre família Cordeiro

Tragédia abate-se sobre família Cordeiro

Por
8216
0
Rui Cordeiro ao centro com a restante equipa da Captágua

Rui Duarte Cordeiro (53 anos) e Gonçalo Pereira Duarte (34 anos, o filho mais velho) foram ontem vítimas de um acidente numa pecuária da qual são proprietários na Chamusca. Rafael Duarte, o filho mais novo do empresário encontra-se internado em estado grave no Hospital de Santarém.

O acidente que vitimou os amorenses ocorreu numa pecuária que se encontra na Herdade da Galega (propriedade da família, juntamente com a Tubofuro/Captágua/Lisotel) na freguesia da Carregueira, concelho da Chamusca, quando um trabalhador (também vítima mortal) se encontrava dentro de uma fossa, com 6 metros de profundidade por 2 metros de largura, a realizar trabalhos de limpeza. Sem explicação ainda, terão começado a entrar dejetos de suínos na fossa, deixando-o inconsciente devido aos gases fortes (gás metano e dióxido de carbono). Ao tentarem resgatá-lo, Rui Cordeiro e os dois filhos acabaram por precipitar-se também para o interior da fossa. O alerta para as autoridades foi dado pelas 15h33, de acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

Uma mulher, de cerca de 25 anos e presumivelmente familiar do funcionário, foi assistida pelo INEM no local, nomeadamente pela equipa de psicólogos, depois de se ter sentido mal, não necessitando de ser encaminhada para o hospital.

Devido à alta concentração de gases tóxicos, os bombeiros fizeram deslocar para o local duas máquinas para bombear e retirar os dejetos dos animais, sob os quais estavam submersas as três vítimas, assim como uma equipa de salvamento em grande ângulo dos bombeiros de Alpiarça, tendo os primeiros corpos sido resgatados depois das 20 horas da noite, cinco horas depois ter sido dado o alerta.

Estiveram no local os bombeiros da Chamusca, Entroncamento, Constância, Golegã e Municipais de Alpiarça, bem como a GNR, e uma unidade de psicólogos, num total de 26 operacionais e 10 viaturas.

O Jornal AmorMais expressa as suas mais sentidas condolências à família de Rui Cordeiro, um amorense que foi desde o primeiro dia um dos maiores apoiantes deste jornal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here