Início Por Cá Gripe das aves. Alarme desnecessário!

Gripe das aves. Alarme desnecessário!

Por
151
0

O alerta para a gripe das aves em Portugal surge devido a vários focos referentes à mesma em França, que vieram a adensar-se no final do mês de Dezembro. De acordo com o director – geral de Alimentação e Veterinária não existe qualquer risco para a população portuguesa, uma vez que não existe nenhum foco da gripe no país.

Contudo, como medida de prevenção, foi proibida a compra de aves vindas de França e a venda de aves vivas em algumas feiras e mercados. A proibição consistia também em evitar o contacto entre os animais selvagens. Tudo com o intuito de evitar a propagação do vírus.

Actualmente já não existe qualquer tipo de restrição nas vendas ou compra de aves.

Segundo Margarida Bernardino, vendedora ambulante de pintos há cerca 30 anos e proprietária da empresa Luís Crespo – Comércio de Aves, “nunca houve qualquer motivo para alarme, uma vez que os animais são criados em recintos fechados e segundo todas as regras de higiene e qualidade recomendadas”. Afirmou ainda que o fim da proibição resultou de um parecer dos veterinários das entidades reguladoras. Concluindo em jeito de desmistificação, a comerciante referiu que actualmente as vendas decorrem com a normalidade habitual, os animais estão saudáveis e não existe qualquer restrição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here