Início Haja Saúde Demência de Alzheimer

Demência de Alzheimer

Por
78
0
(DR)

A Demência de Alzheimer (DA) é de todas as demências a mais frequente, afecta acima de tudo – mas não exclusivamente – as pessoas idosas.

A pessoa que sofre de DA começa a perder capacidades intelectuais necessárias para o seu quotidiano. Apresenta dificuldades de orientação, alterações de linguagem, dificuldades de relacionamento – com familiares e vizinhos por exemplo – e também frequentes oscilações de humor – muitas vezes a pessoa apresenta-se irritada e agressiva. Todas estas alterações fazem com que seja difícil manter o padrão de vida que a pessoa tinha antes da doença.

Há uma grande dificuldade em definir ao certo o número de pessoas que sofrem de DA em Portugal. De acordo com a Acta Médica Portuguesa – a revista da Ordem dos Médicos- em 2013 cerca de 160 287 portugueses com mais de 60 anos sofriam da doença.

O diagnóstico é feito através de uma avaliação neuropsicológica, pelo que é de extrema importância que a pessoa ou família procure um médico se começar a observar alguns dos sintomas acima descritos.

O tratamento da DA é feito através de medicamentos mas conta também com outros tratamentos não farmacológicos – Exercício físico, estimulação cognitiva, terapia da fala e terapia ocupacional são algumas das opções.

Texto por Vânia Matias, Terapeuta Ocupacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here