Dia 31 de Agosto, Carina Caminho (Casal dos Claros), Edgar Ferreira (Amor), Diogo Duarte (Amor), André Santos (Coucinheira), Francisco Gomes (Coucinheira) e Patrício Duarte (Casal dos Claros) saíram de Leiria com destino a Santiago de Compostela (Galiza, Espanha). Os seis jovens são caminheiros, do Agrupamento de Escuteiros 1166 Amor e foi no âmbito do planeamento do ano escutista que aceitaram o desafio proposto pela colega Carina. “Prometia ser uma grande jornada de aventura” e uma forma de “fortalecer os laços que nos unem”, referiu Francisco.
Depois de se deslocarem até ao Porto, onde dormiram a primeira noite, foram até Valença, onde iniciaram a grande caminhada. “Começámos em Valença e dormimos em Mos, Pontevedra, Caldas de Reis, Padrón e Santiago, fazendo um total de 120km a pé.”, diz André. Chegando no dia 5 do mesmo mês.
Apesar de confessarem que ignoraram a preparação fisica que deve ser feita antes da caminhada, os nossos escuteiros revelaram os cuidados que tiveram durante a exigente viagem: consumo de frutos secos sem sal e muita água, uso de chapéu e protetor solar, e ainda pouco peso nas mochilas.
“Durante o percurso existiram momentos de grande dificuldade, porque as capacidades físicas não são iguais e como única rapariga por vezes era complicado acompanhar o ritmo.” Diz Carina Caminho.
Também Patrício, chefe de secção, sentiu as dificuldades do percurso e devido ao forte mau estar sentido, viu-se obrigado a abandonar a grande viagem.
O grupo adorou o contacto com outros peregrinos e ficou encantado com o sentimento de entreajuda que viveu.