Início Por Cá A feira dos 26 nos Barreiros

A feira dos 26 nos Barreiros

Por
67
0
(Foto: Levi Redondo Bolacha)

Pela 11ª vez o Rancho Folclórico Vale do Lis (sócio efetivo da Federação de Folclore Português desde 2013) organizou o Festival de Folclore, que decorreu no dia 3 de setembro no recinto da Capela dos Barreiros.

A festividade trouxe ao palco 3 ranchos de outras localidades (Covilhã, Gondomar e Murtosa), que se mostraram bastante agradados acerca da organização do evento.

Para além dos 3 grupos, estiveram também presentes numa singela cerimónia introdutória o presidente da Federação do Folclore Português, o presidente da Associação de Folclore da Região de Leiria e Alta Estremadura, um dirigente da ADR Barreiros (colectividade à qual está associado o rancho), um representante da Junta de Freguesia de Amor e um do Município de Leiria, a quem foram entregues algumas lembranças.

No plano do festival constou uma visita à “Vila Fátima”, um espaço com características arquitetónicas rurais, cedido por um conterrâneo ao rancho folclórico dos Barreiros. Lá os visitantes puderam encontrar um ambiente e artefactos representativos do século XIX, como uma taberna, um quarto, uma eira e utensílios agrícolas.

Os grupos e entidades convidadas jantaram em harmonia na sede da associação dos Barreiros.

Organizados por grupos, esperaram que a habitual missa findasse para iniciar o espetáculo de folclore, e pelas 21h30 o palco foi inaugurado pelo rancho da casa. O Rancho Folclórico Vale do Lis seguiu-se dos restantes grupos que dançaram, representaram, cantaram e tocaram cerca de meia hora cada um.

O tema do festival era a antiga “Feira dos 26”, uma feira situada na Ponte da Pedra, onde grande parte dos habitantes da freguesia se deslocavam para vender. Seguindo a tradição, o largo da capela estava ornamentado com produtos hortícolas, e até alguns animais, tornando assim o ambiente mais realista.

****Em caixa e com QRcode****Esteve ainda presente a Rádio de Folclore Português que fez algumas questões aos dirigentes dos ranchos e associações. Pode ouvir aqui: https://soundcloud.com/lauribano/festival-de-folclore-dos-barreiros-leiria

Partilhar
Artigo anteriorEdição 9 (Set.2016)
Próximo artigoEscuteiros em Santiago de Compostela
Escrito por:

Sílvia Góis

Sílvia Góis, natural dos Barreiros e estou como sou no AmorMais. O gosto pela criação e recriação acompanha-me desde que 1 metro era o tamanho da minha altura. Disseram-me para seguir algo certeiro - para a procura do “Emprego” e o que se seguisse fosse mais fácil. As oportunidades para seguir dessa maneira surgiram, mas não fruíram. Sabia o que não queria (Se fosse ao contrario era mais fácil!). Então, o meu percurso académico passou pela multimédia e animação cultural. E a fotografia digital é um hobbie. No fundo seria bom que “O Emprego” pudesse ser: Idiota. Porque o meu forte mesmo é ter ideias (e os outros sinónimos todos dessa palavra, se quiserem). Por ter tantas, e não saber o que fazer com elas, sozinha, tento canalizá-las desde 2012 para a Associação Desportiva e Recreativa dos Barreiros e desde 2015 para a Associação Amor Mais. Colocar em prática a minha formação* e gostos próprios, tem-se baseado no que ando por aqui a fazer. *Animação Cultural? Fazer festas? Fazer de bobo? É o que vocês quiserem. Desde que respeitem os que tropeçam em vós, tudo certo. Se quiserem saber mesmo do que se trata, o email está por aí algures. | Mais sobre o autor...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here