Início Haja Saúde Consciencializar para Estimular!

Consciencializar para Estimular!

Por
95
0

A consciência fonológica é a capacidade que a criança tem em “brincar” com a linguagem, ou seja, de perceber que as frases se dividem em palavras, que as palavras se dividem em sílabas e que as sílabas se dividem em sons.

Esta competência é muito importante, pois é um pré-requisito para a aquisição futura da leitura e da escrita. Assim sendo, os pais representam um papel fundamental como primeiros intervenientes na aquisição e desenvolvimento da linguagem do seu filho.

Para ajudar a estimular a consciência fonológica da criança, aproveite as situações do dia-a-dia para brincar com o seu filho. Como por exemplo, leia com o seu filho e peça-lhe para contar o número de palavras que estão presentes numa determinada frase; no carro digam algumas lengalengas ou cantem músicas infantis; às refeições façam um jogo em que todos digam palavras que rimam e perde quem repetir palavras (por exemplo: cão, João, balão); enquanto a criança está a brincar peça-lhe para dividir em sílabas/bocadinhos os nomes dos brinquedos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here