Início Não definida A importância das eleições

A importância das eleições

Por
27
0

Dia 10 de março o país vai a eleições legislativas. Mas qual é a relevância que tem o Governo e a Assembleia da República para a nossa vida? Será que vale a pena uma deslocação às urnas?

Primeiramente todas as eleições são relevantes, desde aquelas com caráter local, às nacionais, e mesmo as europeias. Para percebermos a relevância destes órgãos na nossa vida basta olharmos para as suas funções. 

A Assembleia da República, é o parlamento nacional, sendo composta pelos deputados eleitos nas eleições legislativas, com representação de todos os distritos.  A sua função passa pela aprovação de leis e pela fiscalização da atividade do Governo. O Governo é o órgão que conduz a política geral do país, gerindo o dinheiro público, propondo leis e regulamentos e negociando com outros estados e organizações internacionais.

Então nestas eleições em quem estamos a votar? No governo? No líder do partido? A resposta é pode parecer um pouco ambígua, uma vez que o nosso voto pode influenciar diversas coisas. Na realidade, o nosso voto vai para a lista (de pessoas) do partido no círculo eleitoral onde estamos recenseados — no nosso caso, o de Leiria. Cada distrito elege um número definido de deputados. Em Leiria são 10, mas este número varia entre 2 (como no caso de Portalegre) e 48 (eleitos em Lisboa). Todos estes deputados eleitos formam a nova Assembleia da República.

Depois o Presidente da República ouve todos os partidos com assento parlamentar, e tendo em conta os resultados gerais das eleições, convida uma pessoa para formar governo, que será o Primeiro-Ministro.

Apelamos mais uma vez ao voto, mas a um voto informado.

É importante não cedermos a populismos e analisarmos os programas eleitorais dos diversos partidos de modo a decidir de forma mais ponderada. Assim estarão disponíveis em todas as coletividades da freguesia e na junta panfletos com os programas eleitorais de todos os partidos com assento parlamentar.

Dia 10 de março vote! Mas vote com consciência.

Caminheiros 1166 – Amor

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here