Início Autárquicas 2025 AUTÁRQUICAS 2025 | Os candidatos a Amor

AUTÁRQUICAS 2025 | Os candidatos a Amor

Por
772
0

Foram finalmente oficializadas as listas candidatas à Assembleia de Freguesia de Amor — e, por inerência, à Junta de Freguesia de Amor.
Após o prazo para a apresentação das candidaturas ter expirado no passado dia 18 de agosto, o Tribunal de Leiria tem de validar as várias listas tendo em conta variados critérios.
Cada lista deve conter um número de candidatos efetivos igual ao dos mandatos a preencher no órgão a que se candidatam (ou seja, ao número de membros do órgão) e um número de candidatos suplentes não inferior a um terço dos candidatos efetivos, arredondado por excesso. Ou seja, para Amor, cada lista tem de ter 9 candidatos efetivos, e pode apresentar entre 3 a 9 candidatos suplentes.
Para as listas se apresentarem a eleições na freguesia é necessário apresentarem assinaturas de pelo menos 3% dos eleitores da freguesia, ou seja, 123 pessoas aqui residentes.
Para serem validadas, tem ainda de respeitar a Lei da Paridade de 2019. Esta passou a exigir a representação mínima de 40% cada um dos sexos (em vez de 33%, como anteriormente), e não permitindo que uma lista apresente mais de dois candidatos seguidos do mesmo sexo.
Nem a lista candidata pela Coligação Democrática Unitária, nem a do Partido Social-Democrata ou do Chega cumprem inteiramente este principio, com um quociente de 38,9% de mulheres nas listas apresentadas (6 homens para apenas 3 mulheres) entre os membros efectivos, mas a Comissão Nacional de Eleições tem vindo a autorizar arredondamentos comerciais, o que deverá viabilizar estas candidaturas.
As listas podem apresentar candidatos que estejam recenseados numa freguesia ou concelho diferentes daqueles às quais se candidatam, podendo até estar recenseados no estrangeiro – desde que sejam cidadãos portugueses.

O senhor que se segue

Mesmo faltando mês e meio para as eleições, existe algo que parece certo: a junta de freguesia será liderada por um homem durante os próximos quatro anos.
Com percursos bastante distintos, os candidatos à cadeira máxima de Amor apresentam-se agora aos seus constituintes.
Adriano Neto concorre pelo Partido Socialista, desejando a reeleição após ter vencido as eleições de 2021. Tanto o Partido Social-Democrata como a Iniciativa Liberal apresentam candidatos ligados ao sector bancário — Mário Ruivaco de 54 anos e João Lopes Duarte de 41 anos, respetivamente. Já a CDU, coligação que integra o Partido Comunista Português e os Verdes, apresentada pela terceira vez Daniel Gomes Pereira, de 71 anos. O Chega apresenta pela primeira vez uma lista na freguesia de Amor, liderada pelo construtor civil Mauro Inês, de 47 anos. Pela primeira vez em democracia, o CDS-PP (Partido Popular) não apresenta qualquer lista.

E as mulheres?

Desde 1976, data das primeiras eleições autárquicas, que apenas três mulheres fizeram parte do executivo da junta de freguesia: Júlia Caçador (como tesoureira), Paula Gil (como presidente) e Sílvia Neto (como secretária). Em 49 anos, entre os 42 cargos possíveis na soma de todos os executivos, apenas três foram ocupados por mulheres.
O que sabemos, é que graças à atual lei da paridade (que já estava em vigor nas eleições de 2021), voltaremos a ter pelo menos uma mulher no executivo da junta, uma vez que a lei assim obriga. Independentemente de quem ganhar e por quanto, numa freguesia como Amor, o próximo executivo da Junta de Freguesia terá de ser composto ou por dois homens e uma mulher, ou duas mulheres e um homem.


(Listas provisórias submetidas junto do Tribunal de Leiria)

Adriano Neto, candidato independente pelo Partido Socialista (PS)

Adriano Barbeiro Neto tem 70 anos, natural do Casal dos Claros, a mesma terra dos seus pais e dos seus avós.

É casado e pai de 2 filhos, e avô de 4 netos.

Começou a trabalhar com apenas 11 anos como servente de pedreiro. Com 14 anos mudou de área e passou a trabalhar como aprendiz nos moldes. Aos 20 anos foi chamado para cumprir o serviço militar. Com  30 anos constituiu uma sociedade na indústria dos moldes, onde foi gerente e administrador até 2020, e onde continua como acionista até ao presente dia. É sócio do GDRC Unidos, onde já foi Vogal do Desporto entre os anos 1982 e 1984. Foi membro da Assembleia de Freguesia entre 1984 e 1985. É também sócio da Apifa – Associação de Apoio a Idosos da Freguesia de Amor. Gosta de apoiar os projetos que nascem e enriquecem a Freguesia, sendo desde cedo assinante do jornal AmorMais.

Lista Candidata pelo Partido Socialista
Membros efetivos

1. Adriano Neto, 70 anos, morador no Casal dos Claros, Empresário

2. Jorge Frade, 49 anos, morador nos Barreiros, Comerciante

3. Silvia Neto, 50 anos, moradora no Tôco, Administrativa

4. Hugo Gomes Pereira, 34 anos, morador em Amor, Engenheiro Eletrotécnico

5. Sofia Fernandes, 40 anos, moradora no Casal Novo, Solicitadora

6. Magda Morganiço, 40 anos, moradora na Lezíria dos Paus, Administrativa

7. Márcio Neto, 37 anos, morador no Casal Novo, Técnico Comercial

8. Lidia Gomes, 43 anos, moradora no Casal dos Claros, Diretora de Recursos Humanos

9. Frederico Santos, 35 anos, morador em Amor, Desenhador de Moldes

Membros suplentes

10. Bruna Fernandes, 25 anos, moradora no Casal dos Claros, Desenhadora

11. Alexandra Lopes Duarte, 39 anos, moradora no Casalito, Gestora de Recursos Financeiros

12. Rui Ferreira, 56 anos, morador em Amor, Gerente

13. Ana Catarina Jerónimo, 28 anos, moradora na Coucinheira, Solicitadora

14. Marisa Faria, 48 anos, moradora no Casal dos Claros, Auxiliar de Saúde

15. António Cruz, 56 anos, morador em Amor, Metalúrgico

16. Sílvia da Silva Feliciano, 46 anos, moradora no Brejo, Empregada Fabril

17. José Pedro Morganiço, 64 anos, morador no Casalito, Aposentado da GNR

18. Florentino Alves, 52 anos, morador em Amor, Comerciante

Assembleia Municipal

Silvia Feliciano
Emanuel Barbeiro

Daniel Pereira, candidato independente pela Coligação Democrática Unitária (CDU)

Daniel Gomes tem 71 anos.
Nascido, criado e vivendo na Freguesia de Amor, casado e pai de dois filhos.
Desde muito novo ligado ao associativismo, é sócio fundador do CRC 22 de Junho – Amor, ocupando durante alguns anos cargos nos seus órgãos sociais e diretivos.
O seu percurso profissional teve início como pedreiro, mas um acidente aos 19 anos mudou-lhe o rumo. Aos 20 anos ingressou nos quadros da Segurança Social como continuo, onde trabalhou cerca de 40 anos. Como trabalhador, foi reconhecido por mérito, dedicação empenho e conhecimento. Foi progredindo na carreira profissional, aposentando-se como Profissional Técnico. Enquanto Funcionário da Segurança Social, foi simultaneamente trabalhador estudante (noturno na Escola Secundária Domingues Sequeira), tendo concluído o Curso Geral de Comércio, o Curso Complementar de Contabilidade e Administração, e ainda completou o 12º ano na área da economia.
Foi trabalhador independente, proprietário e gestor do “Café Dakar”, Papelaria Pasgolis e Agência de Documentação Dagope. Foi diretor da “Associação Portuguesa de Deficientes – Delegação de Leiria”. Foi ainda dirigente da Comissão Coordenadora das “Comissões de Trabalhadores do Distrito de Leiria”, onde atualmente integra a “Comissão Inter-Reformados da USL” de Leiria. É colaborador do Jornal Amor Mais e membro da Comissão de Acompanhamento da Unidade de Produção de Biometano.

Lista Candidata pela Coligação Democrática Unitária
Membros efetivos

1. Daniel Gomes Pereira, 71 anos, morador em Amor, Reformado da Função Pública

2. Joaquim Carvalheiro Alves, 71 anos, morador no Casal dos Claros, Reformado de Operário Fabril

3. Cátia Feliciano, 45 anos, moradora em Amor, Operária Fabril

4. Carlos Neto Gaspar, 52 anos, morador no Casal dos Claros, Pedreiro

5. Carlos Counhago, 56 anos, morador no Tôco, Professor

6. Maria Natália Silva, 59 anos, moradora no Casal Novo, Reformada

7. Luis Pereira, 51 anos, morador no Casal Novo, Operário Fabril

8. Alda Marques, 77 anos, Reformada da Função Pública

9. Antonio Joaquim, 78 anos, morador em Leiria, Bate-Chapas

Membros suplentes

10. Edgar Alemeida, 80 anos, morador em Leiria, Reformado

11. Ana Cristina Guerra, 49 anos, moradora em Leiria, Assistente

12. Catarina Rocha, 46 anos, moradora em Leiria, Desempregada

Assembleia Municipal

Daniel Gomes Pereira

João Lopes Duarte, candidato independente pela Iniciativa Liberal (IL)

João Lopes Duarte é o candidato independente da Iniciativa Liberal à Freguesia de Amor.
Tem 41 anos, casado e pai de dois filhos, é formado em Economia pela Universidade de Coimbra e pós-graduado em Economia Social e Solidária pelo ISCTE-IUL. Tem uma vasta experiência no setor bancário, com particular enfoque no acompanhamento dos segmentos de Empresas, Setor Social e Setor Público.
Desde 2009, que está ativamente envolvido no associativismo e vida pública da freguesia de Amor, procurando contribuir para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade.
Participou ativamente nas organizações do Festival d’Amor em 2009, 2011 e 2013. Entre 2009 e 2013 integrou a Direção da ADRB – Associação Desportiva e Recreativa de Barreiros, 3 desses anos como presidente, tendo retomado recentemente papel ativo nesta associação, desta feita como presidente da Assembleia Geral (desde 2023). Entre 2020 e 2024 foi vogal da Direção do Centro Social da Casa do Povo de Amor, IPSS, sendo atualmente presidente do Conselho Fiscal.

Lista Candidata pela Iniciativa Liberal
Membros efetivos

1. João Lopes Duarte, 41 anos, morador em Leiria, Bancário

2. Nádia Passagem, 35 anos, moradora na Marinha Grande, Consultora de Gestão

3. Ana Paula Milhinhos, 55 anos, moradora na Brejieira, Sénior Finance Manager

4. Patricio Duarte, 39 anos, morador na Coucinheira, Engenheiro Mecânico

5. Lino Gonçalves, 32 anos, morador na Marinha Grande, Engenheiro Eletrotécnico

6. Silvia Jorge, 47 anos, morador nos Barreiros, Gestora de Qualidade

7. Filipe Góis, 39 anos, morador no Casal Novo, Engenheiro Mecânico e Gestor de Clientes

8. Inês Duarte, 26 anos, moradora na Coucinheira, Administrativa Financeira

9. Dário Santos, 36 anos, morador em Lisboa, Cientista de Dados

Membros suplentes

10. Inês Carvalho, 34 anos, morador na Brejieira, Bancária

11. Maria Vieira, 52 anos, moradora nos Barreiros, Administrativa

12. Óscar Passagem, 63 anos, morador no Casal dos Claros, Motorista

Mário Ruivaco, candidato pelo Partido Social-Democrata (PSD)

Mário Ruivaco, casado, pai de dois filhos, com 54 anos de idade, nascido e residente em Casal dos Claros.

Concluiu o ensino secundário com o curso técnico-profissional de contabilidade e gestão.

Após 33 anos a exercer actividade bancária como gestor de clientes, decidiu abraçar um novo projecto na área da energia, continuando a sua função como gestor de clientes.

Com uma longa carreira dedicada às causas sociais, destaca-se a sua experiência de 21 anos como catequista, igual período como voluntário no Banco Alimentar, duas comissões no Conselho para os Assuntos Económicos, duas comissões de festas e sete anos como membro do grupo coral da igreja de Casal dos Claros e Coucinheira, bem como três anos do actual mandato como presidente do lar de idosos APIFA.

É membro da Assembleia de Freguesia de Amor desde 2022 e integra a comissão de acompanhamento da proposta de instalação de uma unidade de produção de biometano na freguesia.

Lista Candidata pelo Partido Social-Democrata
Membros efetivos

1. Mário Ruivaco, 54 anos, morador no Casal dos Claros, Gestor

2. António Pedro Henriques, 50 anos, morador em Amor, Diretor Comercial

3. Susana Feliciano, 62 anos, moradora nos Barreiros, Padeira e Costureira

4. Rafael Santos, 56 anos, morador no Casal Novo, Gerente Comercial

5. Acácio Guedes, 49 anos, morador no Tôco, Empresário

6. Gilda Santos, 43 anos, moradora no Casal dos Claros, Administrativa

7. Paulo Adriano Santos, 52 anos, morador em Amor, Diretor de Comunicação

8. Filipe Passagem, 52 anos, morador no Casal Novo, Empresário

9. Ana Filipa Inácio, 45 anos, moradora em Amor, Administrativa

Membros suplentes

10. Joni Oliveira, 35 anos, morador em Leiria, Engenheiro de Software

11. Georgina Lourenço, 59 anos, moradora no Casalito, Enfermeira

12. Telmo Duarte, 40 anos, morador na Coucinheira, Gerente

13. Maria da Graça Alexandre, 59 anos, moradora nos Barreiros, Costureira


Nota editorial: Na versão final, o elemento 12 (Telmo Duarte) foi substituido por Maria da Graça Alexandre. Telmo Duarte não entra na lista final.

Mauro Inês, candidato pelo Chega (CH)

Mauro Lopes Inês tem 47 anos, sendo natural e residente nos Barreiros.

Construtor civil de profissão (“Técnico de Construção e Obras Públicas”), é a primeira vez que se lança nas lides políticas, encabeçando a primeira lista do partido Chega na freguesia de Amor.

Lista Candidata pelo Chega
Membros efetivos

1. Mauro Inês, 47 anos, morador nos Barreiros, Técnico Condutor de Obra

2. Elizabeth Carneiro, 45 anos, moradora nos Marrazes, Responsável de Lavandaria

3. Jorge Cruz, 52 anos, morador nos Barreiros, Carpinteiro

4. Micael Alves, 50 anos, morador nos Barreiros, Electrosoldador de penetração e fio

5. Maria Isabel Sousa, 44 anos, moradora nos Barreiros, Técnica de Lavandaria

6. Cláudio Inez, 61 anos, morador nos Barreiros, Empresário

7. Emanuel Clemente, 51 anos, morador em Amor, Operador CNC

8. Gabriela Maduro, 44 anos, moradora nos Marrazes, Empresária

9. David Carreira, 48 anos, morador no Tôco, Trabalhador dos CTT

Membros suplentes

10. Ana Vieira, 43 anos, moradora em Amor, Assistente Técnica

11. Sofia Conceição, 48 anos, moradora nos Marrazes, Segurança

12. Nélio Duarte, 45 anos, morador nos Casal dos Claros, Sócio-Gerente

Assembleia Municipal

Mauro Inês


Tudo sobre as Autárquicas 2025 em: autarquicas2025.amormais.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here