Início Escolas Parlamento dos Jovens: Educar para a cidadania

Parlamento dos Jovens: Educar para a cidadania

Por
104
0

À semelhança dos anos lectivos anteriores, o Colégio Dinis de Melo, está inscrito no projeto do Parlamento dos Jovens, uma iniciativa institucional da Assembleia da República, coordenada pela Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura que visa educar para a cidadania, promover o debate democrático e estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias.

O tema definido para as turmas do ensino básico foi «Discriminação, preconceito e racismo». A escola envolveu-se, surgiram várias listas, mas apenas uma, a Lista C, cumpriu os requisitos para se candidatar ao processo eleitoral agendado para o dia 18 de janeiro de 2016. O processo eleitoral decorreu serenamente, mas dos 594 eleitores inscritos, apenas votaram 270, tendo a abstenção registado valores bastante elevados – 54,54%.

A única lista concorrente teve 169 votos e o seu Projecto de Recomendação aprovado na Sessão escolar pode ser consultado em http://app.parlamento.pt/parjov/aprovados.aspx?id_edicao=21&id_nivelensino=1, mas aqui vão algumas dicas: criar um observatório para a cidadania a nível nacional, equipas de intervenção local e a reintrodução aulas de Formação Cívica nas escolas para que aí se debatam e se desenvolvam acções relacionadas com a cidadania responsável.

Texto por Ângela Jorge, professora

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here