Início Escolas Parlamento dos Jovens: Educar para a cidadania

Parlamento dos Jovens: Educar para a cidadania

Por
98
0

À semelhança dos anos lectivos anteriores, o Colégio Dinis de Melo, está inscrito no projeto do Parlamento dos Jovens, uma iniciativa institucional da Assembleia da República, coordenada pela Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura que visa educar para a cidadania, promover o debate democrático e estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias.

O tema definido para as turmas do ensino básico foi «Discriminação, preconceito e racismo». A escola envolveu-se, surgiram várias listas, mas apenas uma, a Lista C, cumpriu os requisitos para se candidatar ao processo eleitoral agendado para o dia 18 de janeiro de 2016. O processo eleitoral decorreu serenamente, mas dos 594 eleitores inscritos, apenas votaram 270, tendo a abstenção registado valores bastante elevados – 54,54%.

A única lista concorrente teve 169 votos e o seu Projecto de Recomendação aprovado na Sessão escolar pode ser consultado em http://app.parlamento.pt/parjov/aprovados.aspx?id_edicao=21&id_nivelensino=1, mas aqui vão algumas dicas: criar um observatório para a cidadania a nível nacional, equipas de intervenção local e a reintrodução aulas de Formação Cívica nas escolas para que aí se debatam e se desenvolvam acções relacionadas com a cidadania responsável.

Texto por Ângela Jorge, professora

 

Partilhar
Artigo anteriorFeminismo
Próximo artigoDar Sangue – Existem Heróis em Amor
Escrito por:

AmorMais

O AmorMais é o mensário da freguesia de Amor. Criado no âmbito da Associação de Desenvolvimento Amormais, este projecto, sem fins lucrativos, congrega as sinergias da Freguesia através da sua rede de colaboradores, contribuindo para o seu dinamismo e comunicação. | Mais sobre o autor...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here