Início Mundo Animal Chinchilas, o roedor que veio para ficar

Chinchilas, o roedor que veio para ficar

Por
726
0
Chinchilla (por Alkistis Karouli)

A chinchila é um roedor de pêlo denso originário da América do Sul. É um animal dócil, inteligente, tranquilo e tímido, mais apropriado a adultos e não a crianças pequenas. É um animal nocturno e que necessita de exercício regular. Por isso, deve passear fora da gaiola diariamente e, a sua gaiola deve ser colocada num local calmo da casa, para não incomodar os tutores com os seus ruídos durante a noite, nem ser incomodado pelos seus tutores durante o dia.

A gaiola deve ser espaçosa e com vários níveis (para puderem saltar e escalar) e deve conter um comedouro, um bebedouro e uma roda de exercícios. Não deve receber luz solar directamente nem estar exposta a correntes de ar.

A alimentação deve ser à base de feno e fruta e devem ainda ter acesso a materiais para roer (como pedaços de madeira e cartão, sem tóxicos) por serem animais com dentes de crescimento contínuo. Como não tomam banho com água, devem ter um recipiente para o banho (com “areia” muito fina) que só deve ser disponibilizado durante 10 a 15 minutos, 3 a 4 vezes por semana (preferencialmente à noite).

Como são animais sociais é aconselhado viverem aos casais (um macho castrado e uma fêmea), não sendo no entanto, aconselhado conviverem com outras espécies como cão e gato, dado que estes últimos podem considerá-las como presas e isso gerar-lhes stress.

Nota: Nunca pegue numa chinchila pela cauda, orelhas ou pêlo! Apoie os membros posteriores com uma das suas mãos e os membros anteriores com a outra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here