Início Haja Saúde Problemas Vocais. Comportamentos prejudiciais e sintomas (Parte I)

Problemas Vocais. Comportamentos prejudiciais e sintomas (Parte I)

Por
97
0

A voz é considerada um sistema elaborado da comunicação humana, pois tem a capacidade de transmitir informações a um nível que nenhum dos outros sistemas de comunicação é capaz. A voz humana é o som que resulta de uma ação fisiológica, identificando a pessoa quanto à sua idade, sexo, raça, características relacionadas com a personalidade e estado emocional.

Existem comportamentos que devem ser evitados por serem considerados prejudiciais para a sua voz. O fumo e o álcool são reconhecidos como os principais fatores que prejudicam a saúde vocal, pois quando consumidos em excesso podem favorecer a formação de cancro da laringe. No entanto, existem outros fatores prejudiciais, tais como: tomar café ou chá em excesso; falar num tom agudo ou grave demais; falar alto (gritar); falar demais quando se está doente, cansado ou após uma noite mal dormida; imitar vozes de terceiros; sussurrar; estar num local com muito pó e com pouca ventilação; mudanças bruscas de temperatura; tomar bebidas geladas constantemente; ingerir alimentos muito condimentados; usar roupa apertada na região do pescoço, tórax e cintura (porque originam dificuldades no movimento respiratório, na movimentação muscular e na postura corporal); apresentar azia; má digestão.

É possível perceber se existe um problema vocal através de alguns sintomas, sendo eles: perda de voz ou rouquidão, cansaço enquanto fala, redução da extensão vocal, sensação de corpo estranho na garganta, pigarreio frequente, irritação, dor na laringe ou faringe. Caso os sintomas indicados anteriormente persistam por mais de dez dias, é aconselhável consultar um Otorrinolaringologista ou um Terapeuta da Fala.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here