Início Amor+Jovem Amor+Jovem: Joana Santos

Amor+Jovem: Joana Santos

Por
381
0

Porquê o teatro?

Eu sempre fui muito expressiva desde criança, por isso assim que descobri que havia um grupo de teatro em Leiria decidi inscrever-me. Tenho aulas de teatro até hoje.

Há quanto tempo o frequentas?

Eu frequento o teatro há cinco anos.

Onde se localiza?

Neste último ano tive aulas nas galerias Alcrima em Leiria, perto do teatro José Lúsio da Silva.

Tens ensaios quantas vezes por semana? É fácil a conjugação entre a escola e o teatro?

Normalmente tenho ensaios uma vez por semana mas nas interrupções letivas tenho mais, por causa de não estar tão ocupada com a escola. Eu, sinceramente, acho que ter ensaios de teatro não me prejudica em nada, pelo contrário até me ajuda na minha vida escolar, nomeadamente na interpretação dos testes.

Quantas peças já apresentaste? E qual delas foi a que mais gostaste e porquê?

Já fiz cinco peças de teatro. Bem, eu não consigo dizer qual das peças gostei mais porque em todas elas investi bastante de mim. Mas se me preguntares qual foi a mais desafiante eu digo-te que foi “Status Update” foi uma peça que estava escrita em frases soltas, não tinha personagens nem tinha uma história. E nós (eu, os outros atores e os encenadores) conseguimos fazer um belíssimo trabalho com esta peça.

Pretendes seguir teatro como carreira profissional?

Agora já não, mas confesso que quando era mais nova esse era um sonho meu. Porém, cresci e percebi que mesmo não sendo a minha profissão vou poder continuar a fazer teatro até ao resto da minha vida.

Em que aspetos é que o teatro mudou a tua forma de ser?

Eu sinto que o teatro me ajudou imenso na minha autoconfiança e a compreender melhor o outro. Porque, como toda a gente sabe no teatro temos de vestir outra pele, a pele da nossa personagem por isso também temos de sentir o que ela sente para ganharmos credibilidade e veracidade.

Qual a tua maior influência e inspiração no teatro em Portugal?

A minha maior influência no teatro em Portugal são os meu professores de teatro porque são extraordinariamente talentosos e porque aprendo imenso cada vez que vejo um teatro deles, e acho que é mesmo esse o papel do teatro: não só entreter mas também ensinar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here