Início Escolas Alunos aprendem Suporte Básico de Vida

Alunos aprendem Suporte Básico de Vida

Por
164
0
Aluno a realizar massagem cardio-respiratória

No dia 9 de Março, realizou-se uma acção de formação sobre o Suporte Básico de Vida, no Colégio Dinis de Melo, com a participação de alguns elementos da Corporação de Bombeiros Voluntários da Ortigosa.

Nesta acção, os bombeiros, numa primeira parte, explicaram quais os procedimentos da Cadeia de Sobrevivência, isto é, o conjunto de etapas a realizar quando se identifica uma vítima de paragem cardio-respiratória. De seguida apresentaram um vídeo que representava uma situação verídica, no qual foi aplicado a Cadeia de Sobrevivência para socorrer uma vítima de paragem cardio-respiratória.

Na segunda parte, os alunos aprenderam e praticaram as medidas do Suporte Básico de Vida recorrendo a um manequim. Posteriormente, treinaram a Posição Lateral de Segurança (PLS), uma posição em que a vítima pode respirar correctamente e em que não corre o risco de aspirar vómito. No final, aprenderam algumas manobras de desobstrução da via aérea, como por exemplo, a manobra de Heimlich.

Esta acção de formação realizou-se no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Ciências Naturais, do 9º ano de escolaridade.

É importante aprendermos o Suporte Básico de Vida, pois, ao utilizá-lo, podemos fazer a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa.”- Wilson Domingues
É importante saber fazer a manobra de Heimlich, porque podemos salvar pessoas de asfixiar.”- Pedro Pedrosacdm2

Texto por Wilson Domingues e João Monteiro, alunos no 9º ano

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here