Início Autárquicas 2025 AUTÁRQUICAS 2025 | A caminho das Eleições Autárquicas

AUTÁRQUICAS 2025 | A caminho das Eleições Autárquicas

Por
63
0

Estamos a poucos dias de acabar o prazo para entrega das listas de candidatos nas Eleições Autárquicas de 2025.

No caso das eleições marcadas para 12 de outubro, este prazo corresponde ao dia 18 de agosto de 2025 – 55 dias antes das eleições. As listas devem ser entregues até 18 de agosto no tribunal competente, neste caso, o juízo cível de Leiria.

Até ao momento, foram oficialmente apresentados os candidatos do Partido Socialista (PS), da Iniciativa Liberal (IL) e do Partido Social-Democrata (PSD), sendo eles Adriano Neto, João Lopes Duarte e Mário Ruivaco, respetivamente. Esperemos mais uns dias para confirmar se mais alguém os acompanha no voto.

Nos próximos dois meses, iremos conhecer, e dar-lhe a conhecer, melhor estes homens e quem os acompanha.

Vamos a todas?

A pouco mais de dois meses das eleições, e com tantas festas e atividades a acontecer na freguesia, é um mistério imaginar como irão decorrer as campanhas dos diferentes partidos.

Maior mistério se torna se se considerar eleições anteriores: em 2017 reinavam os grandes cartazes; em 2021, ainda fruto das limitações provocadas pela Covid-21, o “online” foi rei.

Como será 2025? Regressarão as “pernas de porco no espeto”? Andaram pela rua? Passearam de noite? Vão fazer danças no TikTok? Não sabemos, mas tentaremos acompanhar e mostrar aos nossos leitores o que vai acontecendo.

Pior que há quatro anos, o número de plataformas e redes sociais aumentou, e mérito às campanhas que conseguirem interagir com os potenciais eleitores nelas todas.

Tal como há quatro anos, vários colaboradores regulares deste jornal deverão integrar as várias listas candidatas, sendo a Direção obrigada a excluí-los da cobertura jornalística.
O que se faz quando sobra somente um elemento e se corre o risco de se falhar algum evento? Acompanha-se o que se pode à distância, mantendo-se o contacto constante com as várias candidaturas.
O contacto com as listas candidatas através de correio eletrónico será privilegiado, de modo a garantir a transparência dos contactos, a simultaneidade e a igualdade de tratamento.
Haverá espaço para a análise e para a exposição sem censura de cada candidato, das suas listas e ideias, mas será neste último momento que surgirão nos nossos leitores (e em nós, que também somos cidadãos eleitores), dúvidas e questões.

Dar-se-á primazia a perguntas transversais a todos os movimentos até à partilha pública do seu programa eleitoral. É quando começarmos a analisar os programas em detalhe que surgirão as diferenças. Aí estaremos atentos, mantendo a isenção e procurando respostas para o que interessa aos leitores.

Desde 2017, em reunião e consenso entre os vários colaboradores do jornal, ficou decidido que a apresentação dos candidatos seria realizada de modo alfabético tendo em conta o seu nome.
A escolha por este método, em vez de outros (o apelido, o partido político, a sigla, etc.), recaiu por a súmula da eleição ser bastante simples e direta: quando se vota numas eleições autárquicas, vota-se para se eleger um presidente, uma pessoa. O primeiro da lista mais votado é automaticamente o próximo presidente autárquico.
Não encontramos motivos que justifiquem a alteração do método.
Se existirem artigos diferentes para as diferentes listas, faremos o possível para sejam publicados com o mínimo intervalo de tempo possível entre eles. Se no mesmo artigo se abordarem todas as candidaturas, serão sempre referidas pela ordem alfabética estabelecida.

Será também dado “espaço para a reação”, permitindo que cada lista possa reagir a uma publicação num comunicado até 150 caracteres que será adicionado ao artigo original em forma de nota editorial.

As eleições locais são onde o voto mais diretamente influencia o seu quotidiano. Em outubro, cada voto conta. Até lá, conte connosco.


Saiba mais em: autarquicas2025.amormais.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here